Internacionalização (118N)

A internacionalização (I18N) é o design e a preparação de softwares, websites e outros aplicativos de modo que o código fonte seja independente da cultura local e possa oferecer suporte a vários idiomas e scripts.

“Pense como um sábio mas comunique-se na linguagem do povo”
William Butler Yeats


A internacionalização lida com desenvolvimento e teste relacionados ao tratamento de textos e dados estrangeiros em um programa. Isto inclui classificação, importação e exportação de textos e dados, utilização correta de moeda local e formatos de data e hora, análise de sequências, utilização de maiúsculas e minúsculas. Também estão inclusas tarefas de separação de sequências (ou texto de interface de usuário) do código fonte e a certeza de que as sequências do idioma estrangeiro tenham espaço suficiente para caber corretamente na interface de usuário (User Interface - UI). Deve-se pensar na internacionalização como um meio de assegurar as funcionalidades e as tarefas subjacentes do seu programa.

Encontra-se abaixo um exemplo da aparência de uma lista quando o tratamento adequado é dado à internacionalização e à localização.